Boletins
Novidades

Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 9 principais e vantagens!

Um dos maiores desafios da gestão de pessoal de uma empresa, é encontrar os candidatos ideais para preencher as vagas. Cada vaga possui uma demanda e informações profissionais específicas, que podem efetivamente agregar valor à sua empresa.

Usar eficientes técnicas de recrutamento e seleção que atendam às necessidades da organização, é essencial para garantir um processo de seleção assertivo.

Sendo assim, a seleção e o recrutamento podem ser considerados um processo, uma ciência ou um setor. Para ter sucesso, o recrutador precisa levar em consideração fatores comportamentais e as habilidades técnicas do candidato.

Visto isso, neste artigo explicaremos o que são e as principais técnicas de recrutamento e seleção. Além de apresentar a importância de usá-las e como elas podem ajudar a achar o melhor candidato para uma vaga. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá!

Técnicas de recrutamento e seleção: o que são?

As técnicas de recrutamento e seleção fazem parte de um processo para facilitar a contratação de funcionários para ocupar uma vaga em uma empresa, com elas, é possível realizar uma contratação mais assertiva. Por meio de técnicas de recrutamento e seleção, os recrutadores podem determinar com precisão quem é o candidato mais qualificado e quem é consistente com a cultura organizacional da empresa.

Para isso, eles podem usar alguns dos conteúdos mais populares do segmento de mercado, como recrutamento interno, conexões com universidades e escolas técnicas, indicações de funcionários, bancos de talentos, agências de recrutamento e empresas de headhunting, arquivos sindicais, mídias sociais.

Essas técnicas ajudam a empresa a encontrar no mercado de trabalho profissionais que estejam intimamente ligados à essência do negócio, bem como profissionais que possam se juntar ao processo de trabalho.

Para que servem as técnicas de recrutamento e seleção de pessoal?

O principal propósito da equipe de recrutamento e seleção e das técnicas utilizadas, é encontrar candidatos suficientes para que a empresa tenha mais chances de captar o talento certo durante o processo de seleção.

Portanto, é muito importante apostar nas habilidades de recrutamento e seleção, que trazem uma série de benefícios para a empresa e para os profissionais, como a busca por profissionais perfeitos para as vagas, a fidelização dos funcionários, a integração da equipe e o crescimento da empresa.

Quais são as principais técnicas de recrutamento e seleção?

Compreender novas técnicas de recrutamento e seleção é um procedimento essencial, que está diretamente relacionado com a sobrevivência e o sucesso da organização no mercado.

Separamos as principais técnicas de recrutamento e seleção a seguir. Confira!

Recrutamento interno

O recrutamento interno visa encontrar os profissionais mais adequados dentro da organização para ocupar uma determinada posição. É uma técnica amplamente utilizada que contém várias vantagens em relação à busca por profissionais no mercado externo.

Por ser um processo interno, é a forma mais econômica de preencher as vagas, já que é mais fácil e rápido contratar/promover colaboradores que já fazem parte da organização e possuem um perfil conhecido.

A possibilidade de promoção em uma organização garante as motivações específicas dos candidatos que também compreendem a cultura da empresa e se adaptam a ela.

Banco de talentos

Este é um modelo tradicional, e sua eficácia também se destaca nas técnicas de recrutamento e seleção. Para tanto, os profissionais de RH devem ter uma visão detalhada das necessidades, requisitos e expectativas das pessoas que ocupam cada cargo na empresa.

Portanto, a cada processo seletivo realizado, o departamento de RH armazena os melhores candidatos que não conseguiram um emprego, mas podem estar interessados ​​em oportunidades futuras.

Um dos grandes desafios dessa técnica é a manutenção e atualização do banco de dados de currículos. Afinal, um candidato interessante já pode ter sido contratado e se sentir satisfeito na atual empresa ao ser revistado novamente.

Portanto, em várias técnicas de recrutamento e seleção, contar apenas com o banco de talentos não é uma solução totalmente eficaz.

Indicação

Ainda no modelo interno, mesmo que indiretamente, a indicação de colaboradores muitas vezes é uma boa possibilidade para manter a qualidade dos funcionários.

Essa é outra técnica de recrutamento e seleção que pode trazer muita economia para a empresa. No entanto, há uma ressalva: não há plano, as indicações são apenas uma aposta.

E, como você sabe, uma aposta não é tão certa quanto um bom investimento. Portanto, as nomeações devem ser tratadas com cuidado e deve haver um bom processo de seleção de recursos humanos, para que os novos funcionários tenham realmente tudo a haver com a vaga.

Universidades e escolas técnicas

Se a empresa busca futuros talentos que possam agregar novas ideias e propósitos à organização, o relacionamento com universidades e escolas é uma boa opção. Também por ser uma opção relativamente barata e rápida, embora não dispense outras etapas do processo de seleção.

Encontrar profissionais em bancos universitários é uma boa solução para preencher vagas para estagiários, trainees, jovens aprendizes e juniores.

Arquivos de sindicato

Muitos sindicatos já fizeram previsões sobre o banco de dados de currículos armazenado em seu RH. Isso ocorre porque, muitos profissionais – novatos e veteranos – procuram ajuda nessas entidades, seja para recolocação ou a primeira oportunidade de carreira.

Dessa forma, também é conveniente manter um bom relacionamento com o sindicato da categoria. Esta é uma adição interessante que pode aprimorar suas outras técnicas de recrutamento e seleção.

Inbound Recruiting

Para atrair os candidatos, uma estratégia interessante é se inspirar no Inbound Marketing. Essa técnica tem o objetivo de captar novos clientes para uma empresa e educá-los sobre o produto ou serviço que é oferecido.

Da mesma forma, no Inbound Recruiting a ideia é entender qual é o tipo de candidato que você deseja atrair, estabelecer uma jornada atrativa para ele e despertar o seu interesse em trabalhar na organização por meio de conteúdos.

Staff Loan

É um empréstimo a funcionários em que uma empresa ou recrutador de talentos encontra os melhores especialistas para um determinado trabalho. Na prática funciona assim: Sua empresa tem que se adequar a um processo contábil específico devido à nova exigência legal.

A contratação de um novo funcionário, no entanto, torna-se inviável, pois a força de trabalho atual tem condições de atender aos requisitos. Por outro lado, fazer mudanças vai sobrecarregar as equipes e atrapalhar a rotina.

Essa circunstância pode ser contornada pelo empréstimo de mão de obra, pois o suporte deve ter o conhecimento técnico e as habilidades para realizar o trabalho. Propõe-se que, após o término do contrato de empréstimo do funcionário, a equipe permanente possa realizar o trabalho sem a contratação de novos funcionários.

Headhunting

Hunting ou headhunting é uma técnica destinada a recrutar profissionais para cargos e vagas de alta complexidade e difíceis de fechar. Os headhunters são uma alternativa popular ao recrutamento externo.

O mesmo vale para as agências de recrutamento que procuram pessoas com o perfil desejado e já fazem uma filtragem poderosa para que a empresa possa fazer sua escolha. Vale ressaltar, entretanto, que esses procedimentos são mais caros, embora tenham um grande potencial de retorno para maior qualificação do processo seletivo em sua empresa.

Portanto, podemos dizer que este profissional é um verdadeiro caçador de talentos. Essas pessoas abordam profissionais em conferências, LinkedIn e até mesmo em concorrentes.

Recrutamento em redes sociais

Hoje em dia, no processo de recrutamento e seleção, é difícil para a área de recursos humanos ignorar os benefícios das mídias sociais. Por exemplo, no LinkedIn você encontra currículos de talentos com diferentes habilidades e níveis de desenvolvimento.

Essa rede social disponibiliza uma série de opções de ferramentas para determinar a procura de profissionais com base no tipo de formação exigida, capacidade ou experiência anterior.

A empresa também pode usar uma ferramenta dentro do LinkedIn que pode ser usada para divulgar as vagas de emprego e atrair seguidores ou potenciais futuros funcionários.

As demais mídias sociais da organização, como o Facebook, também auxiliam no processo de contratação, principalmente na divulgação das vagas e oportunidades disponíveis.

Qual a importância de utilizar todas essas técnicas de seleção?

Quando a empresa souber a maneira mais eficaz de atrair e reter talentos, aprenderá como abordar, promover e divulgar oportunidades.

Dessa forma, você pode aproveitar melhor os custos de seleção e recrutamento e o tempo dos profissionais da área de recursos humanos.

Além disso, toda vaga na empresa precisa encontrar um profissional qualificado. Por exemplo, nem sempre podemos contar com escolhas internas para preenchê-lo, então isso demanda tempo, dinheiro e planejamento. Essas técnicas são importantes para facilitar esse processo.

Indicamos a você as 9 habilidades de recrutamento e seleção mais utilizadas, que se baseiam nessas qualidades básicas para desenvolver qualquer negócio!

Como as técnicas de recrutamento ajudam a achar o melhor candidato para a vaga?

Esse é um processo complexo para o recrutamento e seleção, mas visa determinar as competências técnicas, comportamentos e valores dos candidatos, de forma a avaliar os profissionais mais adequados para preencher as vagas.

É importante avaliar as aptidões e habilidades técnicas dos candidatos, mas não se pode ignorar a adequação de valores, comportamentos e características de personalidade. Isso porque, garantem que os profissionais colocarão em prática as competências adquiridas ao longo da carreira, de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Portanto, escolher as melhores técnicas e ferramentas de recrutamento e seleção é essencial para que sua equipe de RH encontre os profissionais mais completos para ocupar as funções de uma empresa.

RH: Use todas essas técnicas de recrutamento e seleção ao seu favor

Essas são técnicas de recrutamento e seleção indispensáveis e usadas por empresas e departamentos operacionais de diferentes portes na busca de talentos. Mas, lembre-se de que não existe uma maneira exata de atrair novos profissionais.

Antes de escolher as técnicas mais adequadas, as empresas devem analisar e testar diferentes técnicas de recrutamento e seleção. Além disso, dependendo do perfil de vagas disponíveis e dos profissionais exigidos, pode-se realizar mais de uma forma de contratação.

Um bom software de recrutamento e gestão de seleção e outras ferramentas também são essenciais para obter os melhores resultados neste processo. Isso porque usam inteligência artificial para reduzir erros e encontrar especialistas mais adequados à cultura da empresa através de filtros e algoritmos.

Porém, é importante ressaltar que cada uma dessas técnicas de recrutamento e seleção pode ser utilizada em conjunto. Um não se sobrepõe ao outro, o que fornece uma estratégia única para selecionar, conduzir entrevistas e selecionar candidatos ideais.

Conclusão

Ao longo deste artigo, nós explicamos o que são as técnicas de recrutamento e seleção e as principais usadas atualmente. Entendemos, também, qual a importância de utilizar todas essas técnicas e como elas podem ajudar a encontrar o melhor candidato para a vaga.

Concluindo, agora que você já conhece algumas das técnicas de recrutamento e seleção do mercado, avalie quais podem melhorar a qualidade do processo seletivo. Com isso, a empresa poderá aprimorar seus processos e atrair mais talentos para sua equipe.

Confira nossos outros artigos para descobrir novas técnicas de recrutamento e seleção, entender melhor os processos internos de sua empresa e encontrar as melhores práticas de recrutamento para sua organização.

Acesse o blog da PontoTel para encontrar mais sobre recrutamento e seleção.

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

O post Técnicas de recrutamento e seleção: conheça as 9 principais e vantagens! apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030

Generated by Feedzy