Boletins
Novidades

Saiba como realizar um happy hour virtual e suas vantagens!

Momentos de descontração são fundamentais para o engajamento dos colaboradores com suas equipes e com a empresa no geral. Por isso, é tão importante estar conectado com os colaboradores no modelo de trabalho remoto.

Numa realidade como a que enfrentamos, em que a pandemia nos impediu de encontrar nossos amigos e colegas no barzinho da esquina do escritório, se fez necessário encontrar alternativas para unir as equipes sem ninguém precisar sair de casa, uma dessas alternativas é o happy hour virtual.

Fazer um happy hour legal acontecer de forma remota não é tão difícil assim. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para você organizar confraternizações super bacanas entre os seus colaboradores.

Nesse post falaremos detalhadamente sobre o happy hour virtual. Confira os principais tópicos que abordaremos neste conteúdo:

Continue lendo!

O que significa happy hour?

O Happy Hour tem uma origem muito antiga, diz-se por aí que a “Hora feliz”, vem dos tempos da primeira guerra mundial, quando em alto-mar, os marinheiros americanos tiravam um tempo a bordo para aliviar o stress em campeonatos amadores de boxe.

A partir de 1959, essa expressão foi ressignificada e passou a ser utilizada regularmente para dar nome ao momento de descontração e socialização entre colegas de trabalho.

O happy hour hoje acontece em um dia determinado da semana após o expediente de trabalho. E antes da pandemia, era muito mais comum acontecer em sua forma presencial naquele barzinho da esquina perto do escritório, por exemplo.

É interessante dizer que, esse encontro pode durar muito mais de uma hora e que uma das principais regras é não levar assuntos de trabalho para a mesa. Afinal, esse é um momento informal, pensado para descansar e relaxar em boas companhias!

Contexto: Como o happy hour se tornou virtual?

O happy hour virtual sempre foi uma realidade para quem já trabalhava remotamente. Mesmo antes da pandemia, os encontros online já eram comuns para os profissionais que trabalham na mesma instituição, porém estando em cidades ou países diferentes.

Porém, com a pandemia e a necessidade de isolamento, muitas empresas viram no happy hour online a saída para manter o engajamento entre os colaboradores.

Essas reuniões virtuais são fundamentais para dispersar o sentimento de solidão que o home-office traz, além de ajudar os membros das equipes a criar laços mesmo estando distantes uns dos outros.

Além disso, estar conectado com os colegas de trabalho e em contato com a cultura da empresa, garante que a produtividade esteja em alta dentro do time, melhorando a comunicação interna e o clima organizacional.

É possível realizar um HH virtualmente?

Sim, é possível realizar um HH virtualmente! Com a tecnologia cada vez mais propícia para enfrentar cenários de distanciamento, organizar essas reuniões online é muito mais simples do que parece.

Entretanto, para garantir o sucesso do seu happy hour virtual, é indispensável atentar-se a alguns pontos específicos para atender às necessidades de todos os participantes da reunião.

Ouvir o que cada um espera de um momento como esse é fundamental na hora de preparar esse evento. Lembre-se que diferentemente do happy hour tradicional, o contato humano é limitado a uma tela e a dinâmica é completamente diferente, por isso, é determinante que as ações sejam muito interativas.

Quais as vantagens do happy hour virtual?

As maiores vantagens de realizar um happy hour virtual são a falta de limites de horário, a variedade de atividades que podem ser realizadas, além de não haver necessidade de que todos estejam geograficamente no mesmo lugar, o que garante que a maior parte dos colaboradores possam participar.

É fato que o ano de 2020 pegou a todos nós de surpresa, e que uma das maiores desvantagens da pandemia foi ㅡe é ㅡ) a falta de interação humana.

Criar atividades divertidas com participação opcional é a principal proposta do happy hour virtual. Não ser um evento obrigatório é o que torna esse momento tão descontraído.

Além disso, o HH virtual é essencial para aproximar os colaboradores, principalmente aqueles que foram contratados durante o período de isolamento e não tiveram a oportunidade de conhecer seus colegas pessoalmente.

Sem limitações geográficas

Por não haver limites geográficos, esses eventos são ainda mais especiais. Essa é a oportunidade de se conectar com pessoas de diferentes culturas dentro da empresa, que talvez não tivessem a oportunidade de estarem presentes em eventos presenciais.

Dinâmicas online são uma ótima opção para gerar um engajamento ainda mais interessante entre os grupos nesse sentido, já que é possível falar de comidas típicas da cidade ou estado de cada um, por exemplo, ou até mesmo de atrações turísticas regionais em tours virtuais.

Sem hora para acabar

Em Happy Hours presenciais, a preocupação com o horário é muito maior, afinal ainda há todo o caminho do local do evento até em casa, a preparação para o descanso para trabalhar no dia seguinte e claro, os imprevistos na rua.

Já no modelo virtual, as reuniões podem ser mais longas e se estenderem até onde todos se sentirem mais confortáveis e satisfeitos. No Happy hour virtual é muito mais fácil colocar todo o papo em dia!

Funcionários integrados mesmo à distância

O happy hour virtual possibilita aos colaboradores que estão distantes um do outro, um tipo de integração além do chat da empresa.

Durante esse momento de descontração, as equipes podem se socializar com as lideranças e com os colegas de forma muito mais aberta. Esse tipo de bate papo permite que os funcionários como um todo possam se conhecer melhor.

Espaço para conversar abertamente

O happy hour é um momento especial para conversar abertamente sobre outros temas que não sejam sobre o trabalho.

O dia a dia em frente às telas pode ser extremamente cansativo, e o isolamento social gera muitas preocupações e sensações negativas. Por isso, ter a liberdade de falar sobre programas de tv, músicas e muito mais traz um alívio aos participantes.

Maior adesão

Por ser muito mais prático, o happy hour virtual tem muito mais adesão do que o presencial.

Além de ser em um ambiente que agrada a todos os participantes, o que pode não acontecer em um barzinho ou restaurante, além de não existir a preocupação sobre todo o trajeto de ida e volta do local escolhido, principalmente após um dia cheio.

No HH virtual, o colaborador já sai do trabalho e entra diretamente na sala de bate-papo, onde pode começar a conversar com pessoas do seu time ou de outros times. Nesse formato, a integração entre equipes é muito mais fácil.

Alívio da sensação de isolamento

O isolamento pode deixar a sensação de solidão no home-office ainda mais intensa. Passar tantas horas trabalhando a sós na frente do computador, ou tendo reuniões muito sérias pode gerar um sentimento de stress e pressão muito grande.

Por isso, conversar sobre temas variados, participar de dinâmicas e jogos divertidos pode aliviar muito o peso da rotina e trazer de volta o ânimo para os participantes da chamada.

Engajamento com a empresa

Depois de estar presente em atividades dinâmicas com todo o time, os colaboradores se tornam muito mais ativos e participativos nos projetos, inclusive de áreas diferentes das suas.

Conhecer colegas de diferentes setores durante o happy hour virtual abre um leque comunicacional interno muito grande, o que agrega ainda mais motivação para a sua rotina diária dentro da empresa.

Como promover um happy hour virtual?

Gostou da ideia de promover um happy hour virtual na sua empresa, mas ainda não sabe como começar a planejar esse evento? Temos algumas dicas que vão facilitar a sua organização.

Entenda quais são as preferências dos colaboradores

Para promover um happy hour virtual incrível, é necessário realizar um mapeamento de atividades com o time e entender o que seria mais divertido para todos.

Depois de ouvir as opiniões de todos os colaboradores, fica muito mais fácil listar e escolher a melhor atividade para aquele dia determinado, além de surgir mais ideias para os próximos eventos.

Veja a possibilidade de contribuir com o happy hour dos funcionários

Para que o happy hour virtual seja ainda mais divertido, algumas empresas colaboram com os funcionários distribuindo cupons de aplicativos de comida e bebida para que todos possam petiscar durante a call, o que aumenta ainda mais o incentivo para participar do evento.

Caso não seja possível fazer esse tipo de dinâmica, sempre é possível chamar todos para um café, onde cada um pega o seu lanche com o que já tem em casa e faz sua refeição enquanto bate um papo descontraído.

Estabeleça uma política para o happy hour

É muito importante estabelecer políticas e regras para o happy hour virtual.

Muito além de decidir quais os jogos e atividades, os organizadores do evento precisam determinar uma média de duração do evento, se as câmeras devem permanecer ligadas e quais as principais formas de interação durante a reunião.

Em eventos virtuais, manter a atenção de todos o tempo inteiro é muito difícil, por isso, os que se dispuserem a organizar o HH devem estudar bem as possibilidades de execução do evento, como a sala de bate-papo que vai ser usada e testar todos os recursos e plataformas a serem usados com antecedência.

Crie uma periodicidade para os eventos

O happy hour virtual promovido pela empresa deve fazer parte do cronograma de eventos, assim, fica mais fácil tanto para o RH fazer a organização do evento com antecedência quanto para o colaborador participar sem que isso comprometa seus compromissos pessoais.

Faça uma boa divulgação com evento nas agendas

Além de divulgar o happy hour virtual nas agendas da empresa, é essencial definir lembretes para os canais internos de comunicação, como cartões de save the date, por exemplo.

Além disso, esse é o momento de manter as expectativas altas e já começar a gerar engajamento entre os colaboradores para interagirem a respeito do evento.

Crie salas temáticas

Em muitas empresas, o happy hour virtual é dividido por salas temáticas, assim cada um pode escolher de qual atividade participar de acordo com as opções disponíveis além da sala de bate-papo.

As salas temáticas podem ser subdivididas em tipos de jogos, por exemplo, em uma todos jogam UNO online, em outra todos participam de uma intensa rodada de Among Us, por exemplo, além de jogos clássicos como forca, stop e vários outros. O que conta aqui é a criatividade!

Conclusão

Em cenários complexos como o que vivemos atualmente onde as telas são nossa principal fonte de contato humano, é ainda mais importante esforçar-se para garantir o bem-estar mental dos colaboradores.

Momentos de crise como esse podem desencadear diversos sentimentos negativos e problemas de produtividade dentro de uma organização, por isso, usar o happy hour virtual como alternativa de engajamento pode trazer resultados incríveis dentro do seu time.

Além de tudo, um bom momento de comemoração pede por selfies e posts nas redes sociais, por isso, criar um happy hour virtual divertido e interativo pode ainda gerar mais reconhecimento para a sua marca empregadora online e até ajudar no recrutamento de novos talentos através das postagens dos seus colaboradores.

Manter a cultura organizacional no ponto certo e a comunicação entre os funcionários em dia é o ponto-chave para garantir um time participativo, criativo e integrado.

Agora que você já sabe como organizar o happy hour virtual perfeito na sua empresa, é só partir para a ação! E se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe o blog da PontoTel para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

O post Saiba como realizar um happy hour virtual e suas vantagens! apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030

Generated by Feedzy