Boletins
Novidades

Comportamento profissional: o que a empresa deve fazer e seus benefícios!

Um bom comportamento profissional se torna cada dia mais visado no mercado de trabalho. Isso porque, suas características refletem em um excelente trabalhador, apresentando a postura ideal para o ambiente corporativo de acordo com a cultura da empresa, seu código de ética e conduta.

Entretanto, muitas vezes é preciso alinhar a equipe atual da sua empresa com as competências, habilidades, atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho buscadas, que se adequam ao quadro do negócio. Sendo assim, é imprescindível que sua equipe de profissionais esteja alinhada com a cultura organizacional.

Preparamos esse conteúdo focado na explicação do que é qual a importância do comportamento no trabalho, com algumas dicas para adequar os profissionais da sua empresa às características buscadas. Confira a seguir os tópicos que abordaremos:

Boa leitura!

Comportamento profissional: conceito

O comportamento profissional se trata de uma certa postura em diferentes situações do dia a dia profissional somada à cultura organizacional de uma empresa. Sendo assim, se torna um dos fatores principais a serem analisados na contratação ou permanência de um funcionário, além de habilidades técnicas do trabalhador, sua experiência profissional e formação.

Dessa forma, é preciso educar seu time de colaboradores e procurar por talentos que atendam a esse perfil buscado, alcançando assim os objetivos do negócio de forma mais assertiva, alavancando resultados e garantindo um ambiente de trabalho respeitoso e positivo.

Postura profissional no ambiente de trabalho

Tendo em mente as informações anteriores, a postura profissional possui um significado semelhante, sendo assim o conjunto de características pessoais e condutas do colaborador em ambiente corporativo. Portanto, se trata do perfil ideal de colaborador, possuindo atitudes exemplares e respeitosas em relação aos colegas de trabalho e a realização de tarefas.

Quais os impactos de um bom comportamento profissional nas empresas?

Com todos os colaboradores seguindo um bom comportamento e postura profissional, é possível criarmos um ambiente corporativo mais harmonioso. Isso porque, toda a equipe estará alinhada com a cultura organizacional e terá uma postura exemplar, evitando atritos entre si e solucionando problemas de negócio.

Dessa forma, a tendência é que sua equipe evolua profissionalmente, refletindo tal avanço profissional nos resultados de seu negócio. Portanto, a empresa poderá se expandir e atingir objetivos ainda mais desafiadores, além de se tornar um diferencial para grandes talentos em relação à busca por oportunidades.

Por que é importante as organizações estarem atentas ao comportamento profissional?

O comportamento organizacional se torna fundamental para a equipe de uma empresa, independentemente do seu porte e segmento de mercado. De tal modo, seu time possuirá conhecimento em relação ao código de ética e conduta do negócio, entendendo também os limites comportamentais dentro do ambiente corporativo.

A partir disso, são evitados problemas de má postura profissional, afastamento de colaboradores e até mesmo demissões por justa causa. Portanto, conforme citado anteriormente, o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e respeitoso, trazendo conforto e otimismo para a equipe.

Além de tais informações em relação a melhora no ambiente profissional, importar-se com o comportamento no trabalho irá resultar em uma imagem positiva para o negócio em relação a sua preocupação com a equipe. Confira a seguir mais informações:

Confiança e respeito pela empresa

Ao se mostrar atenta em relação ao bom comportamento profissional, sua empresa será vista como empática com seus colaboradores. Para isso, invista em treinamentos que apresentem o perfil da empresa e seus princípios em relação a realização de trabalho.

Diferencial em relação a contratações

Por possuir uma equipe adequada em relação a postura profissional, além de se importar no desenvolvimento do bom comportamento no trabalho, a empresa será bem vista por novos talentos. Assim, seu negócio contará sempre com excelentes profissionais do mercado.

Gerar novas oportunidades de negócio e parcerias

Sua equipe se tornará um destaque no mercado de atuação do negócio. Sendo assim, a empresa será buscada por outras instituições para a realização de parcerias e realização de projetos profissionais.

O que a empresa pode fazer para melhorar o comportamento das equipes?

Para melhorar o comportamento da sua equipe, as empresas devem aderir a algumas práticas em seu dia a dia. Com isso em mente, confira a seguir nossas dicas para auxiliar seus colaboradores a possuírem conhecimento da postura profissional solicitada pelo negócio, além dos treinamentos institucionais.

Crie uma política de conduta no ambiente de trabalho

A política de conduta estipula quais são as regras comportamentais do negócio, com base em seus princípios e cultura organizacional. Portanto, se torna fundamental para auxiliar no conhecimento em relação ao comportamento profissional.

Tenha um código de ética

O código de ética institucional estipula quais são os direitos e deveres da empresa e de seus colaboradores. Dessa forma, ficam alinhadas e documentadas as regras em relação ao comportamento profissional da equipe.

Quais os principais comportamentos que as empresas esperam do profissional?

Mesmo que as normas em relação ao comportamento profissional devam se alinhar à cultura organizacional de uma instituição, existem algumas ações básicas que as empresas esperam de seus colaboradores. Confira a seguir quais são elas:

Positividade em relação aos desafios

É muito importante que o profissional assuma uma postura positiva em relação aos desafios diários durante a realização de suas atividades ocupacionais. Para isso, é preciso desfocar em relação ao erro ou problema e voltar sua atenção para resoluções eficientes para solucionar o caso.

Pontualidade

Ser pontual é fundamental. Assim você demonstrará comprometimento com sua atividade ocupacional e conseguirá realizar sua jornada de trabalho de forma correta. Para isso, evite atrasos ao máximo, tanto para chegar ao local de trabalho quanto para participar de reuniões e demais compromissos.

Saiba ouvir

É importante saber ouvir o próximo. Portanto, dê espaço para que seus colegas de trabalho também apresentem ideias e expressem suas opiniões em relação a um assunto ou caso. Além disso, mantenha uma postura atenta enquanto escuta outra pessoa. Olhe nos olhos, demonstrando empatia e atenção.

Proatividade e comprometimento

Não espere por ordens. Realize suas tarefas de maneira independente, demonstrando engajamento e comprometimento para alcançar os resultados esperados pelo negócio. Seja participativo de reuniões e treinamentos, dando sua opinião e compartilhando conhecimentos.

Vista a camisa

Seja um promotor do seu local de trabalho. Para isso, faça uma boa divulgação da empresa empregadora, falando de forma positiva sobre o dia a dia corporativo, principalmente quando se comunicar com seu público alvo.

Mantenha o bom astral

Sorria! Demonstre estar satisfeito e contente com seu trabalho e atividades realizadas. Seja educado, cumprimente seus colegas de trabalho, mantenha a positividade em suas opiniões e atitudes.

Seja prestativo

É muito importante demonstrar empatia pelo próximo. Portanto, ajude seus colegas que possuírem dúvidas ou precisem de auxílio para realizarem alguma tarefa.

Evite fofocas e atritos

Mantenha o ambiente harmonioso. Para isso, é importante evitar desentendimentos, confusões e fofocas. Seja sempre transparente em sua comunicação e não faça comentários desagradáveis.

Valorize o esforço do próximo

É importante reconhecer um trabalho bem feito. Sendo assim, elogie seus colegas de trabalho e os parabenize ao realizarem uma tarefa de maneira correta e com qualidade.

Como o comportamento profissional impacta no desenvolvimento dos colaboradores?

Como citamos anteriormente, o comportamento profissional ajuda a gerar um ambiente pacífico e confortável para trabalhar. Dessa forma, ele também auxilia no desenvolvimento da sua equipe.

Isso porque, ao torná-los cientes das boas práticas com o próximo e com suas tarefas, também auxiliará na postura em relação a situações específicas e de possíveis dificuldades.

Benefícios de um bom comportamento no trabalho

As vantagens de um bom comportamento profissional são diversas, tanto para a empresa empregadora quanto para o colaborador. Confira algumas delas abaixo:

Motivação dos colaboradores

Ao estarem presentes em um ambiente positivo e confortável, seus colaboradores se sentirão motivados para realizarem suas tarefas do dia a dia. Além disso, o respeito entre os colegas de trabalho também melhora a comunicação e a convivência.

Dessa forma, os trabalhadores motivados realizarão suas tarefas com mais atenção e dedicação, utilizando formas criativas de inovar suas entregas e realizações profissionais do dia a dia. Assim, darão o seu melhor, tendo orgulho de fazer parte da empresa em que trabalha, trazendo grandes resultados para o seu negócio.

Desenvolvimento de liderança

Com uma equipe dedicada e feliz com seu local de trabalho e tarefas realizadas, torna- se mais fácil desenvolver líderes entre seus colaboradores. Entretanto, é importante que os empreendedores tenham em mente que liderar não se trata apenas de uma gestão de qualidade, mas também atingir os objetivos e resultados visados pelo negócio.

Portanto, os líderes são os colaboradores que irão motivar seus colegas de trabalho a buscarem pelo resultado ideal ou superior ao esperado. Além disso, irão guiar seu time a realizarem suas tarefas ocupacionais da melhor forma possível, auxiliando na solução de problemas e a vencerem desafios.

Outra característica da liderança é a capacidade de delegar tarefas e estipular prazos, mantendo a ordem em relação a equipe e a entrega contínua. Com tais atitudes, as realizações rotineiras estarão organizadas, sendo possível enxergar mudanças e metas a serem alcançadas.

Criatividade e inovação na realização de tarefas

Sendo uma consequência dos tópicos apresentados anteriormente, os colaboradores irão se sentir inspirados para inovar e otimizar o dia a dia corporativo. Portanto, será possível tornar as tarefas mais práticas e as entregas mais completas graças à criatividade e dedicação da equipe.

Assim, a inspiração não será perdida ao longo da rotina operacional, incentivando os colaboradores a opinarem sobre um projeto, inovarem em práticas da área e entregarem serviços criativos e ricos para seus clientes.

Engajamento do time

Com ajuda da empresa, os colaboradores poderão evoluir profissionalmente, resultando no incentivo pela melhora nas entregas e na realização das tarefas de trabalho diárias. Dessa forma, sua equipe estará sempre engajada, sendo o principal resultado da motivação gerada.

Assim, é possível manter um ambiente corporativo saudável, melhorando as relações interpessoais e gerando uma identificação com os princípios do negócio. Como resultado, os trabalhadores da sua equipe se sentirão pertencentes a empresa, auxiliando também na entrega de bons resultados.

Confiança

Ter uma excelente postura e comportamento profissional resulta em uma maior confiança por parte dos colegas de trabalho, além de auxiliar no respeito contínuo em relação a equipe. Dessa forma, o ambiente corporativo se manterá sempre positivo e harmonioso, gerando excelentes relações interpessoais, independentemente dos cargos e setores de atuação.

Conclusão

O bom comportamento profissional traz benefícios para empresas e seus colaboradores. Sendo assim, além de gerar excelentes trabalhadores para o mercado, seu negócio também terá excelentes resultados e uma boa imagem em relação à concorrência.

Além disso, a diminuição em relação ao turnover, atração e retenção de talentos será notável. Isso porque a instituição se mostra preocupada em manter um ambiente corporativo respeitoso e uma equipe constantemente engajada na entrega e na inovação de projetos.

Para isso, é importante que a empresa foque na criação de um código de ética e conduta baseado em sua cultura organizacional. E, para tornar seus colaboradores cientes de tais princípios, deverão ser realizados treinamentos de qualidade, visando uma comunicação transparente para garantir o conhecimento da equipe.

Gostou de saber mais sobre o comportamento profissional e formas de desenvolvê-lo na equipe do seu negócio? Confira outros conteúdos aqui no blog da PontoTel para conhecer dicas e melhores práticas na realização da gestão de pessoas. Inove seu setor de Recursos Humanos, criando o ambiente de trabalho ideal para seus colaboradores!

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

O post Comportamento profissional: o que a empresa deve fazer e seus benefícios! apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030