Boletins
Novidades

Líder coach principais características, importância e qual o papel dele!

Com a complexidade e exigências do mercado de trabalho, ter um gestor confiável faz toda a diferença. Essa é a função do líder coach, com o objetivo de motivar e trazer resultados para a empresa, esse é o perfil que as organizações buscam.

O coaching é um termo bastante utilizado nos dias atuais, com profissionais que trabalham especificamente com isso, buscando motivar e trazer soluções tanto para empresas, quanto para colaboradores.

Por isso, ao longo deste texto vamos explicar todas as funções do líder coach, como esse profissional consegue motivar seus colaboradores, suas qualidades que são valorizadas no mercado de trabalho e como isso afeta a todos ao seu redor. Vamos aos tópicos do textos:

Boa leitura!!

O que é um líder coach?

Um líder coach é o profissional que está na liderança de alguma função ou empresa há anos e possui experiência para administrar uma equipe. Com um bom perfil que analisa o atual cenário da empresa, o gestor não somente é um líder dentro de sua função, mas utiliza o método coach para alavancar o desempenho do seu time e alcançar os resultados que a instituição precisa.

O termo coach está na moda na internet, e é um profissional que atua diretamente motivando e trazendo resultados às pessoas que o acompanham. O objetivo deste estilo de profissional é aumentar a produtividade de trabalho e passar dicas de motivação a todos.

Nesse sentido, o líder coach pode ter feito cursos ou aprendido por sua experiência profissional e acadêmica, de como administrar uma equipe para que todos possam se sentir motivados dentro do ambiente de trabalho e possa também alcançar a meta proposta pela empresa.

Com isso, o líder coach com organização, conteúdo e bastante planejamento de suas atividades no dia-a-dia, consegue trabalhar sua equipe, inspirar a todos pela sua experiência e empatia e dessa forma colhe os melhores frutos em tempo recorde.

Liderança coaching nas empresas

A liderança coaching ou leadership coaching ajudam a motivar os funcionários e trazer resultados positivos. Ter um líder como gestor é a tendência, já que o perfil de chefe que só manda tem ficado para trás.

Dessa forma, quando a empresa investe em um líder, que motiva, retira o melhor de cada funcionário, destaca suas qualidades e sempre procura motivar é a receita para o sucesso profissional da instituição.

Outro ponto importante é que o líder coach busca sempre a manutenção do ambiente de trabalho e com isso consegue avaliar possíveis líderes futuros. Já que usa sua experiência a seu favor, o profissional filtra novos prospectos para receberem promoção.

Principais características de um líder coaching

Para ter esse título são necessários alguns requisitos em sua vida profissional e acadêmica. Primeiro que para ser líder, já precisa estar alto cargo e isso requer experiência e competência junto a empresa e sua equipe.

Mas para ser coaching é exigido treinamento e percepção do seu time, saber ter bons feedbacks, entender sobre os colaboradores que estão na empresa e tentar motivá-los.

Por isso, ser líder coaching exige vários critérios para poder ter essa noção da empresa e de seus colaboradores.

Treinador de pessoas

Coaching atualmente tem a ver com treinar pessoas e motivá-las a serem melhores. Quando se torna um líder de qualquer ramo requer entender que a equipe não vai estar todos os dias em seu melhor período.

Então o gestor precisa entender que treinar a motivação e suas capacidades de trabalho pode fazer alcançar os melhores resultados, além de ajudar os novatos quando chegam à empresa ou a nova função.

Inteligência emocional e resiliência

Outro tema recente é a inteligência emocional. Com todos os processos sendo automatizados e sendo transferidos para o modelo híbrido e home office, os trabalhos deixaram de ser manuais e se tornaram mentais. Com isso, o líder coaching precisa ter a inteligência emocional de saber se portar em momentos que vai exigir da presença dele no trabalho.

Já a resiliência é o termo de saber enfrentar grandes adversidades. Quando o líder coach se encontra em momentos complicados na empresa ou com colaborador, o profissional é indicado para lidar com esse momento e saber encontrar a solução correta.

Confiança na equipe

Trabalho em equipe é essencial para qualquer projeto funcionar. No mercado de trabalho não é diferente, as empresas disputam os melhores profissionais para conseguir montar um time de qualidade que possa entregar o resultado necessário.

Então ter um líder coach que sabe confiar na equipe e passa confiança é essencial para o sucesso do setor.

Rápido e assertivo em decisões

Com o mercado de trabalho sendo tão disputado e as tomadas de decisão precisando ser feitas em segundos para poder ser o primeiro no seu ramo a lançar o novo produto, o líder coach tem especialidade nesse assunto.

Tomar decisões rápidas e assertivas faz criar um ambiente sólido e de confiança dentro do ambiente corporativo. Desenvolver a assertividade não é uma tarefa fácil e por isso o líder coach se destaca no seu trabalho, porque o profissional consegue ter inteligência emocional e sabe se portar em momentos cruciais dentro da empresa.

Autoconfiança

Ter autoconfiança é essencial para poder administrar uma equipe e um setor dentro da empresa. Precisar confiar em si mesmo, é um trabalho árduo e construído aos poucos, mas quando o profissional atinge o nível esperado, o resultado é ótimo.

Como o líder coach tem diversas decisões para tomar ao longo do dia, desde contratação de funcionários a fechar contratos, ter autoconfiança para saber qual escolha tomar e confiar que é a correta faz a diferença no comportamento e na forma como lida os problemas.

O líder coach entende que podem ocorrer falhas nas tomadas de decisões e que precisará arcar com os erros, mas sabe que no momento foi a melhor escolha, que achou a correta e confiou em si mesmo.

Feedback realistas

Passar feedbacks realistas a seus colaboradores, sabendo dosar as palavras e não procurar chatear é méritos de um líder. O funcionário precisa saber quando não está indo bem e precisa aumentar sua produtividade na empresa.

Então, quando o líder coach vê que o colaborador está deixando a desejar, é necessário ser realista na avaliação para que possa no mês seguinte ver o resultado da conversa e como será o futuro do profissional da empresa.

Qual o papel do líder coach nas empresas?

O líder coach nas empresas tem um papel fundamental de organizar e saber administrar os seus colaboradores e gerir as difíceis decisões que a empresa precisa tomar.

Foi passado ao longo do texto os requisitos necessários para ser um líder coach, dessa forma, o profissional que deseja almejar essa função precisa ter um bom senso de comunicação com as pessoas, saber gerir um grupo de colaboradores.

Sabendo que precisam atingir as metas colocadas para que a empresa dispute com os seus rivais, é preciso ter inteligência emocional para tomar decisões importantes que podem definir o rumo do local onde trabalha.

Além disso, o papel do líder coach é de ser um “escudo” na empresa, esse profissional acredita que pode trazer os resultados necessários, sempre com autoconfiança e acreditando que a decisão que irá tomar pode melhorar a situação da empresa e melhorar a qualidade de trabalho dos seus colaboradores.

Com isso, entra o grande mérito do líder coach que é de tomar as decisões de forma rápida e assertiva. Essa qualidade é trabalhada, mas não são todos que conseguem atingir com perfeição, então ter esse profissional na empresa traz segurança aos gestores e inspiração aos colaboradores para conseguir trabalhar com um superior que não julga, mas procura motivar a todos e fazer todos evoluírem como um time.

Qual a importância desse tipo de liderança?

A liderança não é uma qualidade fácil em ser atingida, no mercado de trabalho ter um líder é motivo de orgulho para a empresa e fica bem-visto pelos colaboradores.

Existe a comparação entre líderes e chefes,  um motiva todos a entregarem seu melhor e faz todos se sentirem bem enquanto o outro apenas cobra e quer saber de resultados, sem saber os meios pelo qual conseguiu.

Então, ter um líder coach na empresa faz todos se sentirem motivados a trabalhar com um superior que sempre procura o melhor para todos e não busca somente os resultados.

Saber gerir uma equipe envolve detalhes que valem para a felicidade de cada um, já que apesar de todos trabalharem no mesmo local, cada um tem sua motivação para fazer as funções no qual está contratado.

Assim, a principal importância desse tipo de liderança é o fato do líder coach procurar motivar seus colaboradores a se sentirem felizes e sem cobrança no ambiente de trabalho, mas procurando ser firme quando necessários, seja tomando as decisões certas ou passando o feedback realista para seu colaborador que está entregando pouco.

Com isso, o líder coach trabalha sua autoestima e tem a experiência de tomada de decisões ao longo de sua carreira.

Consequentemente, passa a trazer com mais entusiasmo e ânimo, cativando todos ao seu redor, com isso o profissional consegue encontrar soluções dentro de suas próprias capacidades, inspirando seus colaboradores.

Como o líder coach auxilia na gestão de pessoas?

Gerir pessoas em ambiente competitivo, como no mercado de trabalho é detalhe que muitas vezes as empresas esquecem e acabam deixando de lado. Quando um colaborador se sente insatisfeito porque o superior não tira suas dúvidas ou acaba cobrando demais, essa empresa acaba ficando mal vista por conta que não sabe ter boa gestão de pessoas.

Quando o líder coach está na empresa e presta a atenção no detalhe de gestão, o nível de satisfação de todos ao seu redor aumenta bastante, porque o colaborador pode confiar no profissional e sabe que não será julgado ou cobrado por alguma atividade que tem dúvida (o que é normal).

Apesar da questão profissional que envolve a gestão de pessoas, o aspecto pessoal acaba afetando o colaborador, então o líder coach acaba precisando compreender que a situação de determinado empregado não está boa em sua casa.

Dessa forma, acaba conversando e procurando ajudar a melhorar sua autoestima para que possa desempenhar bom papel naquele momento.

Conclusão

Podemos concluir que o líder coach é o profissional que ajuda a todos e confia em seu potencial para atingir as metas que foram colocadas.

Ser esse estilo de gestor não é fácil, para conseguir ter a autoconfiança e saber tomar as melhores decisões é necessário experiência comercial e acadêmica para poder entender como o mercado está funcionando, além de entender sobre as atualidades e seguir o melhor caminho a todos.

Além disso, as empresas pedem cada vez mais empregados e gestores que saibam tomar decisões em tempo recorde e assertivas para que possam resolver os problemas de forma instantânea. Mas, não são todos que conseguem entender a complexidade dessas decisões e acabam ficando desestimulados a trabalhar.

Nesse contexto que entra a técnica de coaching, quando os profissionais buscam melhorar seus resultados e entender a realidade do mercado de trabalho e da empresa, o sucesso será instantâneo.

Com a velocidade que é exigido nos processos nos dias atuais, ter um líder coach que possa auxiliar seus colaboradores a entender a importância desse método e inspirar a todos é a saída para as empresas terem times em alta performance.

Quando o gestor percebe que isso afeta diretamente seus empregados e procura conversar sobre esses assuntos, o funcionário sente que está sendo cuidado pelo ambiente onde trabalha e comenta com orgulho sobre o profissional e como se importam com o bem-estar de cada um.

Se gostou do tema e ele te ajudou a entender como funciona o líder coach, continue acompanhando o  blog da PontoTel, e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Compartilhe em suas redes!

Fonte: PontoTel

O post Líder coach principais características, importância e qual o papel dele! apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030