Boletins
Novidades

4 Vantagens do Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz foi criado para incentivar e inserir os jovens no mercado de trabalho, contribuindo para uma boa formação profissional e experiência. Atualmente, este programa é lei e as empresas devem, sim, incentivá-lo.

E os benefícios não são apenas para os jovens, que já ingressam no mercado de trabalho cedo. Há também diversas vantagens para as empresas contratantes.

Segundo um estudo realizado pela CNN Brasil, a oferta de vagas do Programa Jovem Aprendiz aumentou 225% no ano de 2021 em relação à 2020.

Pensando nisso, selecionamos as 4 principais vantagens do Programa Jovem Aprendiz para as empresas, que você confere a seguir!

Boa leitura!

Novas oportunidades para a empresa

O Programa Jovem Aprendiz é responsável por diversas vantagens de longo prazo à empresa, já que o jovem contratado poderá, consequentemente, ser adequado ao perfil da empresa e contratado futuramente.

Isso permite uma melhor análise de contratação, já que estes jovens poderão se tornar veteranos lá dentro, alinhando-se cada vez mais com a cultura organizacional e podendo ser promovidos de acordo com o rendimento.

Dessa forma, é muito vantajoso contratar um jovem que, futuramente, poderá ser promovido e poderá crescer dentro da empresa. Além disso, a imagem social da marca será notada consideravelmente.

Isso porque, com um Programa Jovem Aprendiz regularmente incentivado, novas oportunidades de contratação aumentarão o alcance da empresa, assim como a imagem da marca.

Outro ponto importante a destacar é a aprendizagem oferecida ao jovem; e, sim, ela não traz benefícios apenas ao aprendiz.

Com um jovem contratado logo cedo, como um de seus primeiros empregos, se não o primeiro, este seguirá mais fácil e corretamente as normas da empresa, além de compreender rapidamente a necessidade de seu trabalho.

Por isso, um treino bem executado pode motivar e incentivar os aprendizes a serem melhores no trabalho e a executarem tarefas de acordo com as normas da empresa, sendo vistos como produtivos e eficientes.

Redução de gastos e taxas

Além dos benefícios a longo prazo, vale destacar a importância da redução de gastos e taxas resultantes de algumas normas previstas em lei.

Mas antes de entendermos essa importância, é importante verificar se a sua empresa tem a obrigação de incentivar o programa. Caso seja e não esteja sendo realizado, você pode estar sujeito à multa. Portanto, empresas que possuam mais de sete funcionários atuando devem ter na equipe 5% no setor de aprendizagem.

O Programa Jovem Aprendiz é repleto de incentivos fiscais. Vejamos:

– Redução do FGTS: o pagamento do FGTS no Programa Jovem Aprendiz é bem menor, tendo como valor 2% do salário;

– Ausência do pagamento de multa rescisória;

– Não é necessário aviso prévio remunerado.

Depois de analisar todas essas vantagens, ficou claro que a contratação de aprendizes é, sim, vantajosa para a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A contratação permite alinhar futuros funcionários à cultura da empresa, além de reduzir taxas, evitar pagamento de multa por descumprimento da lei e, é claro, contribuir com a cultura da marca.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre rotinas trabalhistas, gestão de funcionários e muito mais.

Fonte: Folha Certa

O post 4 Vantagens do Programa Jovem Aprendiz apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030

Generated by Feedzy