Boletins
Novidades

Como funcionam os saldos iniciais na contabilidade

Você já ouviu falar em saldos iniciais na contabilidade da sua empresa? O item contábil muitas vezes passa despercebido e muitos gestores acabam não dando a devida importância. Assim, eles não são contabilizados corretamente e podem prejudicar a contabilidade da sua empresa.

Essa atitude, além de prejudicar a sua empresa, evita que você tenha uma visão clara e real sobre seu negócio, levando-o a decisões equivocadas.

Para contadores, o tema é obrigatório tanto para o sucesso do profissional quanto de seus clientes. Assim sendo, reunimos neste artigo as principais informações para ajudar você a entender mais sobre os saldos iniciais e a importância de sua aplicação no balanço. Confira!

O que é o saldo inicial?

O saldo inicial consiste na soma de montantes disponíveis na conta da sua empresa quando ocorrem mudanças nos períodos contábeis ou no início das atividades de uma empresa e deve fazer parte do seu planejamento financeiro.

Dessa maneira, o aumento nos saldos mostra as transações, eventos contábeis e políticas que ocorreram no exercício anterior.

Os saldos iniciais podem ser demonstrados por meio do balanço patrimonial ou balancete, sendo utilizados pelo contador logo no início do processo de escrituração de lançamentos de uma empresa.

Sem esses saldos corretos, as informações contábeis entregues não mostrarão a verdadeira situação financeira de uma empresa.

Em que momento os saldos iniciais são utilizados

Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade da Auditoria Independente (NBC TA), o saldo inicial é derivado de transações aplicadas no calendário anterior e resultam em valores que precisam ser lançados no calendário atual para dar continuidade à escrituração. 

Desse modo, os saldos iniciais são utilizados em três momentos e são relevantes para dar sequência às atividades contábeis da empresa. Veja a seguir quais são esses momentos!

Mudança nos exercícios financeiros

Nessa situação, a empresa finaliza o ano contábil com saldo em conta, de maneira a enviar esses valores para o próximo exercício.

Abertura da empresa

Depois do registro empresarial realizado em juntas comerciais, é necessário fazer a contabilização dos saldos iniciais. Sendo assim, os saldos possuem apenas duas fontes: valores em caixa e capital social integrado pelos sócios na abertura da empresa.

Mudança de responsabilidade técnica entre escritórios e contadores

Outro momento em que os saldos iniciais são utilizados é na transferência de responsabilidade da escrituração da sua empresa para outra assessoria contábil. Nesse caso, o novo profissional assumirá a responsabilidade pelo registro dos saldos iniciais em seus sistemas para dar continuidade à escrituração.

Importância dos saldos iniciais para o balanço de abertura

Os saldos iniciais estão conectados diretamente ao balanço de abertura de uma empresa e atuam na realização de inventários documentais para identificar direitos, bens e a  organização da empresa em determinado momento.

Esses saldos devem ser obrigatórios se a organização não mantiver escrituração regular e provar que não pode continuar a escrituração anterior.

Sendo assim, a empresa que não mantiver a escrituração contábil deve definir um balanço de abertura e começar sua escrituração. 

A escrituração contábil de uma empresa é o registro cronológico e específico com as fontes de todos os fatos que ocorreram na empresa. 

Sendo assim, as empresas devem manter a escrituração contábil para que seja possível acompanhar e controlar o crescimento do seu patrimônio, que deve fazer parte do plano tributário de todas as empresas.

Além disso, a escrituração contábil é utilizada para gerenciar corretamente a sua empresa. Atualmente ela é exigida em legislações como a Lei das Sociedades, Legislação Tributária, Código Comercial, entre outras.

Os lançamentos contábeis nesse balanço começam em 1° de janeiro do ano seguinte. Para realizar o balanço de abertura, o contador precisa reunir as seguintes informações:

faturas em aberto;
saldo em estoque;
extratos bancários;
valores a serem pagos correspondentes a tributos e obrigações fiscais;
informações sobre bens;
entre outras.

Contrapartida saldos iniciais

Na contabilidade de uma empresa temos, além do saldo inicial, a contrapartida dos saldos, ou seja, um lançamento contábil contrário ao outro. Sendo assim, para todo crédito existe um débito, e assim por diante. Dessa forma, cada transação é feita em pelo menos duas contas.

Nesse processo, todas as transações comerciais de uma empresa são definidas com o princípio de que cada ação tem efeito duplo – um valor ganho e um valor pago. Portanto, ao quitar um débito, você credita o mesmo valor, e o total do débito deverá ser igual ao valor do crédito. Essa atitude estimula o equilíbrio entre passivos e ativos.

Dessa forma, a contrapartida de saldos garante segurança em seu balanço patrimonial, onde suas receitas e despesas são facilmente comprovadas no resultado do exercício.

Como vimos neste artigo todas as movimentações financeiras de uma empresa, sejam elas entradas, saldos iniciais, entre outras, devem ser controladas e acompanhadas regularmente. Sendo assim, os saldos iniciais garantem que os balancetes e balanços patrimoniais sejam contabilizados corretamente.

Quer saber mais sobre os saldos iniciais e como eles podem ajudar a sua empresa? Então, entre em contato com nossa equipe e descubra como uma contabilidade especializada pode beneficiá-la.

Fonte: Consultoria RR

O post Como funcionam os saldos iniciais na contabilidade apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

O que é adicional de periculosidade e como calcular?

O que é adicional de periculosidade e como calcular?

O que é adicional de periculosidade e como calcular?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030

Generated by Feedzy