Boletins
Novidades

Rússia adverte moradores de Kiev a fugirem enquanto invasores ​​passam a bombardear cidades

Por Aleksandar Vasovic

KIEV (Reuters) – A Rússia alertou os moradores de Kiev que fujam de suas casas nesta terça-feira (1) e fez chover foguetes sobre a cidade de Kharkiv, enquanto comandantes russos intensificavam o bombardeio de áreas urbanas ucranianas em uma mudança de tática depois que o ataque de seis dias estagnava.

Uma autoridade dos EUA disse que uma coluna blindada de quilômetros de extensão que se aproxima de Kiev não fez nenhum avanço sobre a capital nas últimas 24 horas, paralisada por problemas de logística, falta de combustível e comida e talvez também para reavaliar táticas.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que planeja atacar alvos em Kiev usados ​​pelo serviço de segurança da Ucrânia. Ele alertou os moradores próximos a esses locais que evacuem suas casas, sem fornecer informações sobre onde na cidade de 3 milhões de pessoas esses alvos estão localizados.

O prefeito de Kiev publicou um vídeo mostrando o momento em que uma antena de TV na cidade foi engolida pelas chamas, aparentemente atingida por um foguete, matando cinco pessoas. Mais cedo, o Ministério da Defesa da Rússia disse que atacaria sites de comunicação em Kiev que estariam sendo usados ​​para “ataques de informação”, informou a agência de notícias TASS.

Ataques com foguetes na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, mataram pelo menos 10 pessoas e feriram 35, disse o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que as barragens de artilharia em Kharkiv, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, representam “terrorismo de Estado”.

Mas quase uma semana desde que as tropas russas invadiram a fronteira, elas não capturaram uma única grande cidade ucraniana depois de enfrentar uma resistência muito mais feroz do que esperavam.

Michael Kofman, especialista em forças militares russas no Wilson Center de Washington DC, tuitou: “Olhando para a operação russa até agora, eles estão enormes problemas com logística e comunicações. Todo o esforço parece caótico.”

Muitos analistas militares ocidentais temem que a Rússia agora recorra a táticas que exigem bombardeios esmagadores de áreas construídas antes de tentar entrar nelas.

Um funcionário do governo dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse:

“Uma razão pela qual as coisas parecem estar paralisadas ao norte de Kiev é que os próprios russos estão se reagrupando, repensando e tentando se ajustar aos desafios que enfrentaram.”

A avaliação é que os russos ficaram surpresos não apenas com a escala da resistência ucraniana, mas também com o baixo moral de suas próprias forças, algumas das quais se renderam sem lutar, disse a autoridade dos EUA.

A Rússia ainda tem mais forças para lançar na luta, embora o presidente Vladimir Putin tenha atraído condenação e sanções globais que já fizeram o rublo entrar em queda livre e forçaram os russos a fazer fila do lado de fora dos bancos para sacar suas economias.

A agência de notícias russa TASS informou que novas negociações de paz serão realizadas na quarta-feira. A primeira rodada de negociações entre autoridades russas e ucranianas na segunda-feira na fronteira com Belarus não conseguiu obter avanços.

Fonte: IR sem erro

O post Rússia adverte moradores de Kiev a fugirem enquanto invasores ​​passam a bombardear cidades apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030