Boletins
Novidades

Futuro do trabalho: perspectivas e características profissionais no Brasil

O futuro do trabalho no Brasil vai trazer algumas mudanças significativas para diversas empresas. No entanto, nenhuma grande mudança, que já não tenhamos visto, parece surgir no horizonte.

Uma alteração para um trabalho feito de maneira mais remota, por exemplo, já é uma tendência que se espalha nos dias de hoje. Em breve, isso deve se tornar o padrão, e essa prática já é a vontade principal de muitos trabalhadores no mercado.

No mais, para descobrir quais são as características e perspectivas dos profissionais brasileiros atualmente, não deixe de ler o artigo que preparamos!

As principais características do trabalhador brasileiro

Ao analisarmos a pesquisa recente da Opinion Box, podemos delimitar quais são as características profissionais no Brasil. O povo brasileiro conta com grande diversidade, o que acaba sendo notado facilmente ao analisarmos os números.

Dentre as mais de 2.000 pessoas entrevistas, 53% delas eram mulheres e 47% faziam parte do sexo masculino. Além disso, podemos notar que 82% dessas pessoas estão entre as classes sociais mais baixas (C, D, e E), e por isso, são obrigadas a trabalhar.

Além disso, a disposição de idade entre os trabalhadores brasileiros na atualidade é a seguinte:

25% têm entre 30 e 39 anos de idade;
23% têm 50 ou mais anos de idade;
20% têm entre 40 e 49 anos de idade;
19% têm entre 18 e 24 anos de idade;
13% têm entre 25 e 29 anos de idade.

Isso demonstra que, no geral, as pessoas mais jovens contam com mais dificuldade de conseguir estar presente no mercado. Apesar disso, podemos notar que boa parte dos entrevistados (79%), no momento, se encontram empregados.

No geral, boa parte (18%) dos trabalhadores atuam no setor administrativo da empresa, enquanto que 15% atuam nas vendas, 11% nas operações e 8% em tecnologias. Estar atento a isso pode te dar um direcionamento sobre que carreira seguir no mercado.

Perspectivas para o futuro do trabalho no Brasil

As perspectivas para o trabalho no Brasil é de um cenário mais dividido entre trabalho presencial e remoto. Isso porque, desde a chegada da pandemia, novas possibilidades de funcionamento para as empresas estão sendo colocadas na mesa.

Segundo os entrevistados pela Opinion Box, hoje, 62% trabalham presencialmente, porém, 17% deles afirmam preferir trabalhar de casa. Além disso, é possível notar que apenas 31% entre todos os entrevistados preferem voltar a trabalhar totalmente na empresa.

22% querem um regime híbrido, porém, boa parte deles ainda não acreditam nessa possibilidade por conta de suas empresas. Isso é mostrado quando vemos que 49% deles não acreditam que onde trabalham tenham condições de seguir com o trabalho remoto.

Apesar disso, são trabalhadores esperançosos, pois outros 48% acreditam que o serviço será feito totalmente dessa forma no futuro. No geral, essa é a questão de maior debate quando falamos sobre os próximos anos do mercado de trabalho.

A tendência é de um cenário mais volátil, e que aceite algumas das necessidades do trabalhador como algo normal. O contexto também nos mostra que o trabalho remoto pode ser mais interessante para diferentes profissões, mudando o funcionamento das empresas.

No mais, esse é o nosso artigo, e se você gostou de nos acompanhar, não deixe de acessar o blog para conferir mais do material do que produzimos!

Fonte: Folha Certa

O post Futuro do trabalho: perspectivas e características profissionais no Brasil apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030