Boletins
Novidades

A empregabilidade para PCD no Brasil

De acordo com o Ministério do Trabalho, nos últimos anos houve um aumento de 20% no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCD).

A Lei de Cotas para PCDs, criada em 1991, foi o principal incentivo para aumentar a participação desses profissionais no mercado de trabalho.

Ela estabelece que as empresas com mais de 100 colaboradores devam ter de 2 a 5% das suas vagas destinadas a pessoas com deficiência. Funciona assim:

de 100 a 200 — 2%;
de 201 a 500 — 3%;
de 501 a 1.000 — 4%;
a partir de 1.001 — 5%.

Como se preparar para ocupar as vagas PCDs?

Inicialmente conhecer todos os seus direitos trabalhistas, para que não ocorra nenhuma imprudência por conta da empresa, na qual passe “despercebida” por você, por falta de conhecimento.

Segundo passo é ter um currículo bem estruturado e estratégico, o que faz com que você tenha mais chances de ser selecionada para entrevistas de empregos.

Bom, mas afinal o que é um currículo? É um documento que resume sua vida educacional e profissional. O currículo para PCD segue a mesma estruturação de um currículo tradicional, a única diferença é que os dados sobre a deficiência devem constar tanto no início quanto no final do currículo.

Nele você coloca algumas informações pessoais e de contato, como por exemplo:

Nome completo, idade (caso deseje), endereço parcial (rua, bairro e cidade), dois telefones para contato, e-mail e link do LinkedIn. Assim como sua escolaridade ou formação acadêmica; cursos de aperfeiçoamento; experiências anteriores e atividades complementares como trabalhos voluntários, participações em palestras, workshops e etc; disponibilidade de horário, mudança e viagens.

O currículo é o primeiro contato que você terá com a empresa, por isso ele merece sim uma atenção REDOBRADA. Por isso vamos ficar atentos para alguns erros e evitá-los:

Detalhar dados pessoais: jamais colocar número de documentos, endereço com numeração e CEP, por questões de segurança!

Dados desatualizados: sempre atualizar telefones de contato e demais informações relevantes.

Não colocar foto. Incluir foto no currículo só alimenta uma cultura de DISCRIMINAÇÃO de imagem praticada indevidamente ainda por algumas empresas.

Currículo em colunas. Hoje em dias as empresas contratam sistemas para auxiliar no processo de recrutamento e seleção, ou seja será uma inteligência artificial que fará a leitura do seu currículo. Esse modelo de currículo não é lido de forma correta, por essa inteligência artificial.

Utilizar de um design extravagante. Isso atrapalha a leitura das informações necessárias para a seleção do seu currículo. Aposte em modelos simples, com informações claras e objetivas.

Dica: sempre enviar o currículo em formato WORD. Lembra dos sistemas que as empresas estão contratando? A inteligência artificial também tem dificuldade em ler arquivos em PDF.

E por último, encaminhem seus currículos para as vagas certas. Onde seu perfil profissional se encaixa, assim você não sofrerá com a frustração de enviar, enviar currículo e nunca ser chamado para entrevistas.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre a empregabilidade PCD. Ao longo do material, mencionamos algumas boas práticas para elaborar um currículo. Se você deseja se aprofundar no assunto, continue no portal e confira Inclusão de PCD no mercado de trabalho: como contribuir e contratar!

Por: Samara Souza

Formada em Gestão de Recursos, por sempre ter sido apaixonada em impactar vidas e o RH me proporciona isso.
Atualmente trabalhando com consultoria de carreira.

Fonte: Portal RH

O post A empregabilidade para PCD no Brasil apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030