Boletins
Novidades

3 Dicas para engajar equipes

Atrair o time em torno desse propósito estimula a cultura colaborativa e transformação cultural nas empresas e o intraempreendedorismo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubpost, 69% dos colaboradores trabalhariam mais e melhor se fossem mais bem apreciados. Já o livro “Organização Guiada Por Ideias”, escrito por Alan Robinson e Dean Schroeder, defende que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nas ideias de linha de frente.

“Isso  acontece porque os funcionários buscam se sentir pertencentes ao ambiente de trabalho. Quando são ouvidos, acabam se sentindo mais motivados, entendendo sua importância na empresa e, consequentemente, tendo um melhor desempenho”, avalia Maiara Muraro Martins, Head do Imagine, plataforma de inovação que engaja e dá voz aos colaboradores, incentivando a proposição de ideias, intraempreendedorismo e o fomento a uma cultura inovadora e transformação cultural.

Desenvolvido pelo Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, o Imagine já engajou, ao todo, mais de 25 mil colaboradores em diferentes empresas, propiciando o surgimento de 16 mil ideias, com implementação significativa de 10% delas, o que gerou um retorno estimado de mais de R$ 9 milhões para os clientes do Grupo que usam a plataforma como foco em estabelecer uma Cultura Organizacional mais colaborativa. O software atua como uma plataforma de Inovação com foco em um Programa de Gestão de Ideias, indo da captação à execução, incluindo a gestão de projetos.

“É de extrema importância que os colaboradores tenham voz e autonomia, porque isso fomenta o senso de dono, criatividade e intraempreendedorismo,  contribuindo para o empoderamento e  potencializando desenvolvimento dos profissionais. É um enorme benefício para as empresas, alavancando o negócio como um todo, fidelizando seus talentos e consolidando uma cultura corporativa nas organizações. Dessas ideias e sugestões, podem surgir novos modelos de negócio, serviços, produtos e inovações nas empresas”, acrescenta Maiara.

Pensando nisso, a executiva elenca três dicas de como uma empresa pode facilitar o engajamento das suas equipes em um programa de gestão de ideias!

1. Plataforma dinâmica e eficaz

A ferramenta usada na gestão do programa precisa ser interessante e facilitar a participação dos funcionários.

“A plataforma Imagine foi inspirada no feed de redes sociais de sucesso, justamente para que a experiência fosse mais atrativa e de fácil navegação, estimulando uma maior participação. Os usuários contam com diferentes templates para formalizar suas ideias, praticidade para inserir informações e acompanhar o avanço do programa. Além disso, as ideias podem ser criadas em equipe, o que traz ainda mais interação entre as áreas de uma mesma corporação”, conta Maiara.

Além de facilitar a participação e interação dos funcionários, é importante escolher ferramentas que tragam recursos que as tornem mais aderentes às necessidades do programa, como a possibilidade de debater ideias dentro da plataforma e acompanhar o status de implementação das propostas feitas.

2. Feedback e premiação 

“Nossa experiência demonstra que a parte mais importante desse processo de construção de uma cultura colaborativa e transformação cultural de sucesso é a atenção especial que damos aos feedbacks, tanto em relação a uma ideia que avança, quanto àquelas que não chegam a ser executadas. O feedbackmostra que a empresa está alinhada e garante essa aculturação, além de aproximar as pessoas do propósito e dos direcionamentos estratégicos. Com isso, o colaborador passa a ser um agente ativo de inovação e deve ser reconhecido por isso”, recomenda a Head do Grupo FCamara.

Maiara destaca que é importante oferecer recompensas, como um curso ou até mesmo uma oportunidade de visibilidade dentro da empresa como uma dinâmica com os executivos do alto escalão, entre outras coisas, pois isso faz com que o funcionário se comprometa ainda mais com as ideias sugeridas e, se uma delas for em frente, siga cada vez mais motivado na empresa.

Baixe o eBook: Feedback para candidatos: confira os melhores modelos para você usar no seu recrutamento

3. Perspectiva de crescimento e disponibilidade dos gestores 

Quando um funcionário tem acesso fácil aos seus líderes e enxerga possibilidade de crescimento e de contribuição com o sucesso da empresa, ele é tomado pela sensação de pertencimento, tem mais incentivo pessoal para permanecer na organização.

O que contribui para fidelização do profissional junto a empresa, além de ter mais motivação para propor ideias e identificar oportunidades de melhoria em seu ambiente de trabalho. Isso tende a dar uma fluidez natural ao processo de construção conjunta de soluções.

“Proporcionar um ambiente leve e descontraído, onde o acesso aos gestores não seja dificultado e esses líderes interajam de maneira direta com os funcionários facilita a comunicação, estimula o engajamento e favorece um melhor desempenho das equipes”, finaliza Maiara.

Está procurando por mais ideias sobre transformação cultural para ampliar seus negócios e engajar as equipes? Confira nosso artigo e aprenda 4 maneiras de fazer a transformação digital nas empresas!

Sobre o Grupo FCamara 

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação cultural dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros.

Fonte: Portal RH

O post 3 Dicas para engajar equipes apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030