Boletins
Novidades

Gestão de talentos vs demissão

Com a rotatividade de funcionários em altos níveis devido à grande demissão, as organizações estão tendo que reorientar tanto a aquisição de talentos quanto o gerenciamento dos mesmos . Mas, embora o recrutamento continue sendo essencial, uma estratégia de gerenciamento de talentos de longo prazo é a chave para o sucesso

Alguns pesquisadores chamaram de grande demissão o período, no final da pandemia de Covid-19, quando o número de pessoas que deixaram seus empregos aumentaram em números consideráveis. Outros preferem chamá-la de migração, observando que as pessoas não estão abandonando completamente o mercado de trabalho, apenas mudando para o que esperam ser melhores empregos.

No entanto, independentemente de como é caracterizado o fenômeno, tem sido um período de interrupção contínua para os líderes de RH que foram prejudicados pelas demandas do Covid-19 e atualmente lutam para manter as equipes engajadas.

Algumas empresas que foram afetadas por taxas mais altas de rotatividade de funcionários em 2022, estão realizando um levantamento. Alguns dos níveis mais altos de demissão parecem ter sido de pessoas que não conseguiram se demitir durante a pandemia, causando uma demanda latente por uma mudança.

Mas em uma organização de serviços focada nas pessoas, taxas mais altas de rotatividade ainda são perturbadoras e deixam as empresa diante de um problema em duas frentes.

É correto contratar as pessoas certas em um mercado competitivo? Como gerenciar talentos de forma eficaz para manter as taxas de rotatividade baixas?

Aquisição de talentos: encontrar as pessoas certas para as funções certas. Nenhuma empresa pode ter sucesso sem recrutar pessoas talentosas. O processo de aquisição de talentos consiste em encontrar essas pessoas e encaixá-las nas funções certas para ajudar a atingir as metas de negócios.

Diferentes empresas baseadas em pessoas enfrentam diferentes desafios de recrutamento, desta forma, o que a aquisição de talentos significa atualmente?

Como uma empresa de serviços profissionais, por exemplo, pode estar competindo no mercado de trabalho com outros escritórios de advocacia, contadores e consultorias do seu próprio tamanho.

Em diversos setores pode-se estar procurando atrair liderança sênior que tenha as habilidades tecnológicas para impulsionar os serviços públicos digitais.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor a gestão de talentos vs demissão. Se ainda tem dúvidas ou quer compartilhar uma experiência ou opinião, ficaremos felizes em responder.

Aproveite para baixar nosso eBook com 5 modelos de carta de demissão para baixar e usar em várias situações.

Fonte: Portal RH

O post Gestão de talentos vs demissão apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Aposentadoria servidor público federal: como funciona e como solicitar

Aposentadoria servidor público federal: como funciona e como solicitar

Aposentadoria servidor público federal: como funciona e como solicitar

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030