Boletins
Novidades

Blockchain na Saúde: o que é e como funciona?

– Tempo de leitura: 5 minutos.

Com as transformações causadas pelo avanço da tecnologia, inúmeras áreas do mercado profissional passaram a usar ferramentas digitais como aliadas em seu trabalho. No setor da Saúde isso não foi diferente. Nesse sentido, nos últimos anos, um dos sistemas que vem chamando atenção é o chamado blockchain, que surgiu com a necessidade de proteção de dados, em meio ao constante crescimento de vazamentos de informações e crimes cibernéticos.

De acordo com um relatório divulgado pela empresa americana Tenable, no ano de 2021, foram vazados mais de 815 milhões de dados somente em território brasileiro.

Ainda segundo a pesquisa, em âmbito mundial, a área da Saúde foi muito afetada com violação de segurança, cerca de 24,7% no total. Justamente para proteger esse setor que vem sendo tão atingido, o uso da tecnologia é promissor.

Por isso, neste texto explicaremos o conceito de blockchain e como ele pode auxiliar a área da Saúde. Boa leitura!

O que é blockchain?

Blockchain é um sistema de segurança que surgiu com a criação da criptomoeda. A intenção inicial de seu uso era para validar transações financeiras. Essa tecnologia trabalha por meio de uma criptografia complexa que tem como finalidade proteger dados de maneira incorruptível e descentralizada.

Como funciona o blockchain?

Sua estrutura funciona como uma espécie de cadeia de blocos, ou seja, o blockchain age por intermédio de sistemas em redes que são validados entre si.

De forma prática, a validação é realizada pelos participantes dessa corrente de registros. Assim, todas as informações referentes às transações ficam armazenadas em um único local.

A proteção de tais informações acontece por meio de codificações que preservam a identificação do usuário. Para acessá-los é preciso uma autorização do proprietário dessas informações. Desse modo, a estrutura evita potenciais fraudes.

Blockchain na Saúde

No setor da Saúde, o blockchain parte da mesma base usada para seu desenvolvimento. No entanto, ao invés de trabalhar com transações bancárias, a ferramenta é utilizada para guardar informações em meio à grande quantidade de dados obtidos na área .

Na Saúde, essa ferramenta é implementada nas seguintes atividades: informações e identificações de pacientes e médicos, prontuários eletrônicos, gestão de prescrições de remédios, armazenamento do histórico do paciente e resultados de exames.

Com o blockchain, todos esses processos são realizados de forma segura e em um só ambiente. Esses fatores corroboram para manter a integridade das informações, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Benefícios do blockchain

No dia a dia, as Instituições de Saúde, que utilizam esse sistema de proteção, se beneficiam com a melhor organização e segurança de operações. Isso acontece pela preservação de dados e informações, armazenadas de maneira integrada.

De acordo com o relatório State of Digital Health, feito pela empresa estadunidense CB Insights, a tendência é de que o setor de Saúde invista cada vez mais em tecnologia. Segundo a pesquisa, o ano de 2021 bateu recorde com US $57,2 bilhões de dólares investidos para melhorias nesse sentido.

Justamente pelo fato de o futuro dessa área estar diretamente conectado com as transformações digitais – tendo como exemplo as healthtechs – é válido se preparar para esse cenário de constantes inovações.

Com essa tendência em mente, a Soluti – líder em emissões de Certificados Digitais no Brasil – oferece soluções tecnológicas voltadas para a área da Saúde, com objetivo de modernizar ainda mais o setor. Saiba mais sobre recursos oferecidos pela Soluti, para otimizar e proteger processos dentro dos hospitais. Confira nosso portfólio.

Fonte: Soluti

O post Blockchain na Saúde: o que é e como funciona? apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030