Boletins
Novidades

Por que tantas pessoas estão pedindo demissão?

*Por Carolina Martins

Sabemos que o número de pessoas desempregadas no Brasil, infelizmente, não para de aumentar. Ainda assim, em paralelo também é perceptível o crescimento da quantidade de profissionais que estão pedindo demissão de seus empregos. Mas por quê?

É nítido que a conta em si não faz sentido. Afinal, se o número de desempregados é grande, garantir uma vaga é algo importantíssimo para o momento que se vive. Contudo, o mercado de trabalho vem passando por mudanças desde o início da pandemia e, por conta disso, o bem-estar tornou-se prioridade na hora de buscar uma oportunidade para aqueles que têm o privilégio de serem mais seletivos na escolha.

Hoje, por exemplo, é notável que muitos profissionais já não buscam vagas presenciais (e alguns já nem consideram o modelo híbrido). Isto porque, observando-se que há funções que podem ser exercidas de casa, tornar o tempo do próprio colaborador mais bem aproveitado por ele, além do conforto, é prioridade.

Por outro lado, há também o grupo de pessoas que optaram por abrir mão do emprego para realizar o sonho do negócio próprio. De acordo com dados do Sebrae, apontados no relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedorismo no Brasil cresceu de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021. Medidas de apoio financeiro, como ofertas de créditos para micro e pequenos empresários, tiveram um papel importante nesses dados e, atualmente, o país totaliza 43 milhões de empreendedores.

Portanto, podemos concluir que, aqueles que têm a oportunidade de decidir onde trabalhar (é preciso reconhecer que nem todas as pessoas têm esse poder de escolha, visto que a necessidade de conseguir dinheiro para pagar as contas fala mais alto), optam pelo que faz mais sentido no âmbito de sonho e carreira e, claro, para o lado pessoal.

Agora que você entendeu tudo sobre o por quê tantas pessoas estão pedindo demissão, que tal conferir também o nosso post completo sobre as 10 práticas fundamentais para uma Demissão Humanizada?

*Carolina Martins é Especialista em Recursos Humanos, Headhunter, Recrutadora e Top Voice & Creator do LinkedIn. Formada em Psicologia pela Universidade de Taubaté, é pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais pela FMU e traz em seu currículo quase 10 anos de experiência no setor de RH.

Fonte: Portal RH

O post Por que tantas pessoas estão pedindo demissão? apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

Férias Vencidas: O que diz a legislação e quais as medidas

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030