Boletins
Novidades

Vínculos empregatícios na área da tecnologia aumentam

De acordo com o levantamento realizado na sétima edição do Mapeamento da Indústria Criativa, o número de profissionais que atuam no setor da indústria criativa no Brasil (consumo, cultura, mídias e tecnologia) cresceu 11,7% de 2017 para 2020, e somente na área da tecnologia (com foco nos setores de Pesquisa & Desenvolvimento, TICs e Biotecnologia), o número de vínculos empregatícios aumentou 12,8%.

Em uma comparação de 2004 com 2013, das três principais áreas da tecnologia que foram analisadas, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) foram as que apontaram o maior avanço, com 103,6% de crescimento no número de trabalhadores. Já as carreiras que experimentaram o maior crescimento foram as de gerentes de tecnologia da informação e a de programação.

Outro estudo que aponta o crescimento do setor, intitulado “Empregos em alta em 2022 do LinkedIn: 25 cargos com demanda crescente no Brasil”, indica que a área da tecnologia recebeu destaque em 15 dos 25 cargos mapeados como os que mais cresceram no Brasil nos últimos 5 anos.

Educação na área da tecnologia

Os dados revelam a importância dos investimentos em educação na área da tecnologia para a formação de novos profissionais. E foi pensando nesse cenário e nas necessidades dos brasileiros, que a Practicum, bootcamp online orientado para a prática que conta com presença nos EUA e países da Europa, percebeu que a educação poderia ser um multiplicador de forças com impactos positivos. A empresa chegou ao Brasil em 2022 trazendo seu bootcamp com cursos em ciências e análise de dados e desenvolvimento web.

Apesar da profissão de programador estar em alta no mundo todo, a educação para esse setor não foi construída para todos. Há alguns anos, o que havia disponível para especialização eram cursos universitários muito caros ou manuais extremamente técnicos, o que não facilitava a inclusão de todas as pessoas que quisessem trabalhar na área da tecnologia.

“A única maneira de resolver a escassez de talentos de TI é lidar com essa necessidade em grande escala, trazendo cursos de programação para o mercado de massa e tornando-os acessíveis a qualquer pessoa com acesso à internet e vontade de aprender.

Por isso, a Practicum democratizou o acesso à educação com foco em tecnologia com a criação do primeiro bootcamp online, de meio período e que permite a qualquer pessoa trabalhar com tecnologia. A filosofia da Practicum é ‘aprender fazendo’, e nosso nome significa literalmente a aplicação prática do aprendizado”, ressalta Pedro Pablo González, Gerente Latam da Practicum.

Um dos desafios mais difíceis na construção de programas de ensino em programação é sobre como passar conceitos complicados, de forma simples. Para isso, é necessário criar cursos dinâmicos e descomplicados, além de uma rede de apoio para que haja um suporte e o aluno não se sinta sozinho.

“Os alunos da Practicum vêm de origens variadas, e acreditamos que essas experiências apenas os ajudam a se tornarem melhores programadores ou cientistas de dados. Normalmente, nossos alunos chegam insatisfeitos com seu emprego atual ou com a trajetória de sua carreira e desejam migrar para a tecnologia. As motivações são diversas: seja pelo desafio intelectual, salário mais alto, ganhar respeito, preparar sua carreira para o futuro, ou participar da revolução digital. Nesse sentido, a Practicum é uma espécie de “escola profissional para a era moderna”, e o que oferecemos aos nossos alunos é uma segunda chance de ingressar em profissões que eles nunca pensaram que poderiam seguir e, finalmente, passarem a ter uma carreira com um futuro promissor”, finaliza Gonzalez, Gerente Latam da Practicum.

Sobre a Practicum

Practicum é um bootcamp de programação online dirigido a todos aqueles que querem dar uma guinada em sua vida pessoal e profissional, especializando-se e iniciando uma nova aventura no setor da tecnologia. Em nossos programas de análise de dados, ciência de dados e desenvolvimento web, ensinamos as competências e habilidades mais procuradas pelo mercado e ajudamos você a conseguir um emprego em algumas das melhores empresas de tecnologia do mundo.

Cada um dos bootcamps inclui acesso total a uma plataforma online interativa, projetos práticos com empresas reais, suporte de tutores e mentores experientes que trabalham nas principais empresas de tecnologia, webinars, sessões de codificação ao vivo e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mais de 5.000 alunos em todo o mundo já se formaram conosco e estamos orgulhosos de que 80% deles conseguiram encontrar trabalho em menos de três meses, uma vez que concluíram o programa.

Fonte: Portal RH

O post Vínculos empregatícios na área da tecnologia aumentam apareceu primeiro em Informativo Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

Como a nova lei afeta seu vale-alimentação

logo-png-280x120

A Cofins assessoria contábil é referência na prestação de serviços contábeis com histórico de eficiência e competência na consultoria

Receba nosso Boletim

Leave this field blank

Escritório

Organização Contábil Confis S/S
CNPJ 43.049.782/0001-66
Rua Julia Izar, 28 – Tatuapé SP 

CEP 003318-030