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Qualidade de vida no trabalho: benefícios para colaboradores

*Por Allan Ribeiro Camargo
Acadêmico em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Anápolis – FAMA

INTRODUÇÃO

Sabendo das múltiplas importâncias que a qualidade de vida no trabalho (QVT) tem para as organizações e para os seus colaboradores, se faz necessário discorrer brevemente sobre os benéficos que a implantação da QVT acarreta para os colaboradores e para as empresas, bem como para a promoção e desenvolvimento da saúde, segurança e da cultura organizacional.

Com os grandes avanços tecnológicos e com a alta demanda do mercado, as empresas têm a cada dia buscado se atualizar e adquirir aquilo de mais avançado e inovador que se tem no mercado, proporcionando modificações em todo o seu contexto laboral. Essas ocorrentes transformações têm ocasionado importantes impactos não somente no que diz respeito a tecnologia, mas principalmente no capital de maior valor da organização, o homem (ALVES, CORREIA e SILVA, 2019).

Silva e Estender (2016), ressalta que os avanços tecnológicos foram e são fundamentais para que as organizações superem falhas em seus processos e tratativas. A constante preocupação com a satisfação do cliente e em se manter competitiva no mercado fez com que muitos ambientes de trabalho se tornassem doentios devido as inúmeras cobranças e pressões aos seus trabalhadores.

As preocupações com os Recursos Humanos surgem a partir da percepção de que o colaborador é uma peça de fundamental importância para a continuidade dos avanços em busca de melhorias e excelências (Silva e Estender, 2016). Dentro das organizações de trabalho o colaborador passa a ser compreendido como um ser biopsicossocial, onde o seu bem-estar de modo integral influencia no desempenho de suas atividades de trabalho e no seu relacionamento interpessoal (ALVES, CORREIA e SILVA, 2019).

Com o passar dos anos as organizações de trabalho passaram a perceber que a motivação e a satisfação dos seus colaboradores podem contribuir de forma significativa com o avanço da organização, da sua cultura e dos relacionamentos construídos com os clientes. Um ambiente laboral onde proporciona o bem-estar do colaborador faz com que ele melhore sua produtividade e a qualidade do seu trabalho ou serviços (KLEI, PEREIRA e LEMOS, 2018).

As pessoas, especialmente os colaboradores, por meio da sua mão de obra de trabalho são os responsáveis por manter a organização no mercado de forma ativa e competitiva. O sucesso da organização/ empresa depende dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de seus colaboradores, alinhados com os objetivos e a cultura organizacional. Surge, a necessidade de proporcionar e investir no bem-estar dos colaboradores, tendo como um dos resultados maiores qualidades nos produtos e/ou serviços (KLEIN, PEREIRA e LEMOS, 2018).

Em relação ao capital/ recursos humanos, um dos investimentos que as organizações de trabalho têm realizado nos últimos anos é ações de promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), para que assim se posso manter um ambiente mais saudável e harmônico (KLEIN, PEREIRA e LEMOS, 2018).

A qualidade de vida no ambiente de trabalho (QVT), pode ser entendido como todo programa e/ou ação na qual a organização promove para seus colaboradores na busca de lhes proporcionarem melhores condições de vida através da saúde física e psíquica. Além da motivação, bem-estar, engajamento no ambiente de trabalho e melhores relacionamentos interpessoais (SILVA et al, 2016; KLEIN et al, 2018; ALVES et al, 2019).

O QVT é um acordo entre o empregador e o colaborador na busca por benefícios podendo ser financeiros ou não, que visa uma melhor produtividade e quantidade no serviço prestado pelo colaborador. Em troca o empregador busca atender algumas das necessidades básicas de seus colaboradores. Em outras palavras a QVT é um conjunto de ações que modifica a cultura organizacional, proporcionando benefícios para os empresários, clientes e colaboradores (ALVES, CORREIA e SILVA, 2019).

Segundo Silva e Estender (2016), a qualidade de vida no trabalho é resultado da somatória de mudanças desde o investimento na estrutura física, em novas tecnologias, na força de mão de obra do colaborador e nos recursos humanos; observando sempre as condições e os objetivos da organização bem como dos colaboradores.

CONSIDERAÇÕES

Observa-se então que a QVT pode ser compreendido como um conjunto de ações, transformações e benefícios na qual as organizações de trabalho investem e promovem na busca pelo bem-estar, na saúde, segurança e a qualidade de vida; para que as empresas e colaboradores possam ter um bom relacionamento e desenvolver suas atividades com maior excelência, acarretando que a organização conquiste e se mantendo competitiva no mercado aumentando sua visibilidade.

REFERÊNCIAS

ALVES, Cinthya Rafaela Araújo; CORREIA, Ana Maria Magalhães; SILVA, Armistrong Martins da. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): Um estudo em uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, v. 12, n. 01, p. 205-227, Florianópolis, 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2021.

KLEIN, Leander L.; PEREIRA, Breno A. D.; LEMOS, Ricardo B. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Parâmetros e avaliação no serviço público. Revista Administração Mackenzie, v. 20, n. 03, São Paulo, out. de 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2021.

SILVA, Maicon Teixeira; ESTENDER, Antonio Carlos. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. XIII SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Rio de Janeiro, 31 de out. – 01 de nov. de 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2021.

Por: Allan Ribeiro Camargo

Discente do 10º período do curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Anápolis -FAMA.
Organizador de eventos sociais e acadêmicos; Monitor de disciplinas do curso de psicologia. Diretor de eventos da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da Faculdade Fama – AAAPFF ALUCINADOS.

Atuando na Área de Recursos Humanos/ Psicologia Organizacional. Com foco sempre na gestão, eficiência, equidade, qualidade e melhorias continuas focadas não apenas em maquinários, produtos e quantidades, mas principalmente nos Seres Humanos, na saúde psíquica, na qualidade de vida e eficiência no trabalho.
Tenho conhecimentos em processos de Recrutamento e Seleção (interno e Externo); Endomarketing; Integração de novos colaboradores; Gestão de Conflitos; Treinamento e desenvolvimento, dentre outras atividades da área. Também possuo básico conhecimento em legislação trabalhista e Departamento Pessoa.

Acadêmico em Ψ PSICOLOGIA “Comunicação, Dialogismo, Possibilidades e Desenvolvimento”.

Fonte: Portal RH

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